Rio do Sul

Estresse

O estresse é uma reação natural do organismo que ocorre quando o indivíduo vivencia alguma situação de perigo, ameaça ou desconforto. Tal reação cria um estado de alerta/alarme e provoca alterações físicas e emocionais importantes. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a sobrevivência, visto que auxilia na adaptação às situações novas. Existem dois tipos de estresse: o estresse agudo, mais intenso e curto, causado normalmente por situações traumáticas, mas passageiras, como a morte de um ente querido; e o estresse crônico, que afeta a maioria das pessoas e é constante no cotidiano, porém se apresenta de forma mais suave. Geralmente, a evolução do estresse acontece em três fases: a fase de alerta, quando o indivíduo entra em contato com o agente agressor, causador da reação estressante; a fase de resistência, onde o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio para eliminar ou se adaptar às novas condições oferecidas e a fase de exaustão, onde podem surgem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.

Sinais e sintomas:

O estresse normalmente leva ao aparecimento de sintomas como: - Ansiedade, angústia, nervosismo; - Irritabilidade; - Tontura; - Problemas de memória e dificuldades de concentração; - Sensação de perda do controle; - Dificuldade para dormir, além de outros sintomas físicos como, por exemplo, queda de cabelo em excesso, dor de cabeça ou enxaqueca, tensão muscular, alergias, alterações gastrointestinais e cardíacas e sudorese excessiva nas mãos.

Orientações e cuidados:

Para que se realize a prevenção e/ou controle do estresse é importante atentar-se à alimentação e atividade física, principalmente. Algumas dicas interessantes são com relação à alimentação quando sofre estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes e, para repor essa perda, é recomendado o consumo de frutas e verduras, ricos em vitamina C, complexo B, magnésio e manganês. Exemplos desses alimentos são brócolis, acelga, chicória e alface. O cálcio pode ser reposto com leite e derivados. Já com relação à atividade física, além de proporcionar inúmeros benefícios ao organismo, melhora as funções cardiovasculares e respiratórias, queima calorias, ajuda no condicionamento físico e induz a produção de substâncias relaxantes e analgésicas (como exemplo, a endorfina). Além disso, deve-se praticar o isolamento social, porém não ficar sozinho. uma maneira de estarem contato com uma rede de apoio social é por meio da utilização de tecnologias como os dispositivos com videochamada. É preciso manter-se ativo e atento, mantendo corpo e mente ocupados e praticando hobbies que causam satisfação ao indivíduo. Limitar o consumo de notícias diárias sobre a pandemia pode ser uma maneira de controlar o quão negativamente elas impactam no bem-estar geral e na saúde e criar novas rotinas adequadas ao novo normal pode auxiliar com as incertezas do cotidiano e aliviar a ansiedade por ela gerada.

Relação com a COVID-19:

A pandemia causou impactos na vida pessoal e profissional das pessoas. Esses impactos vão desde o comprometimento de horas dedicadas à família e ao lazer até à mudança na rotina de trabalho. Em um inquérito com médicos, realizado pelo Conselho Federal de Medicina, o aumento do nível de estresse na pandemia foi relatadcomo principal impacto da pandemia por 22,9% dos participantes. Embora os sintomas respiratórios sejam a face mais conhecida da Covid-19, estresse pós-traumático, depressão e ansiedade já foram descritos pela literatura em pacientes com a doença. O estresse coletivo que tem sido gerado pela pandemia tem o potencial de se tornar uma tensão prolongada, enquanto as consequências da COVID-19 se propagam em nossa sociedade. Nesse sentido, o impacto mental e emocional da Covid-19 é se constitui em uma ameaça à Saúde Pública tão importante quanto o próprio vírus.

Referências:

https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fimmu.2020.01170/full. https://portal.fiocruz.br/noticia/artigo-analisa-os-impactos-da-covid-19-na-saude-mental. World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19): Situation Dashboard. (2020). Available online at: https://who.sprinklr.com/.