Rio do Sul

Lúpus Heritematoso Sistêmico

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que afeta múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro.Caso não seja tratada adequadamente e evolua para formas mais graves, pode levar o indivíduo a óbito. Pode ser manifestar de quatro formas diferentes, com causas distintas: o Lúpus Discoide, o Sistêmico, o induzido por drogas e o neonatal. A literatura médica e científica nacional e mundial aponta que as doenças autoimunes, incluindo o Lúpus, podem ser uma combinação de fatores hormonais, genéticos e ambientais. Os gatilhos para desencadear o Lúpus são a luz solar, que em excesso ou com exposição de forma inadequada pode iniciar ou agravar uma inflamação preexistente a desenvolver lúpus; as infecções, que podem iniciar a doença ou causar um retrocesso no processo de mehora; e os medicamentos, pois determinados antibióticos, medicamentos para controle de convulsões e pressão alta podem estar relacionados ao surgimento de lúpus. O diagnóstico para Lúpus não é feito com nenhum exame ou teste específico para diagnosticar, mas pode ser feito com segurança a partir de exames de sangue, urina e dos sintomas clínicos apresentados ao médico durante exame físico.

Sinais e sintomas

A maioria dos pacientes com lúpus apresenta sintomas moderados, que surgem em crises e podem variar de acordo com as partes do seu corpo que forem afetadas pela doença. Os sinais mais comuns são fadiga, febre, inchaços e rigidez muscular, dores nas articulações, vermelhidão sobre as bochechas e ponta do nariz, dificuldades para respirar e dores no peito ao inspirar, sensibilidade à luz do sol, confusão mental, queda no cabelo, desconforto geral e mal-estar.

Orientações e cuidados

É importante cuidar da saúde do coração, pulmões, rins e do sistema imunológico. Dicas importantes para auxiliar na qualidade de vida e no tratamento do lúpus são a psicoterapia e grupos de apoio para auxiliar na diminuição de sintomas de ansiedade e depressão, realizar repouso também é fundamental, evitar o sol, praticar atividades fisicas regulares, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, praticar atividades físicas regulares e manter uma alimentação saudável, com dieta balanceada e rica em nutrientes e cálcio.

Relação com a COVID-19

Pacientes com doenças inflamatórias autoimunes apresentam problemas de imunidade por causa da própria enfermidade ou pelo uso de medicamentos imunossupressores ou imunobiológicos. Por isso, têm potencialmente maior predisposição para apresentar as formas mais graves do covid-19 e precisam ser protegidos, principalmente com imunização.

Referências

HARWOOD, R.; et al. A national consensus management pathway for paediatric inflammatory multisystem syndrome temporally associated with COVID-19 (PIMS-TS): results of a national Delphi process. Lancet Child Adolesc Health, v. 5, n. 2, p. 133-141, fev. 2021 [Epub 18 set. 2020]. DOI: 10.1016/S2352-4642(20)30304-7. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lanchi/article/PIIS2352-4642(20)30304-7/fulltext